Terapia do Luto Online: o que você precisa saber

0
477
Terapia do luto online

Vivenciar a morte de um ente querido é, certamente, uma das experiências mais dolorosas e desconcertantes que alguém pode passar. As emoções são intensas e até mesmo contraditórias. O mundo vira de ponta cabeça e a sensação de confusão e falta de sentido é generalizada. Os questionamentos são muitos: “Por que isso foi acontecer comigo?”; “O que eu poderia ter feito para impedir?”; “Será que foi minha culpa?” “Não é justo, porque agora?”; “E se …”.  As respostas são poucas. E tão intensa pode ser a experiência de perder quem se ama que algumas pessoas poderão precisar de algum tipo de ajuda psicológica neste processo. A Terapia do Luto Online é hoje uma das alternativas mais seguras e eficientes para quem busca encontrar formas de seguir em frente após a morte de uma pessoa querida.

Terapia do luto
Terapia do luto

Na hora de buscar ajuda para lidar com o luto algumas perguntas costumam surgir: Afinal, o que é Terapia do Luto? Como funciona? Quanto tempo dura? Quanto custa? Terapia do luto online funciona? A ideia é que neste artigo você encontre essas respostas. Vamos lá?

TERAPIA DO LUTO

O que é?

A Terapia do Luto é uma modalidade de atendimento psicológico que visa acolher, escutar e cuidar da pessoa enlutada. É indicada sempre que houverem situação de luto crônico, retardado, excessivo ou mascarrado com presença de sintomas físicos, psíquicos ou comportamentais. Com o uso de algumas ferramentas e técnicas especializadas, o terapeuta ajuda o enlutado a construir uma narrativa de sua perda. E, por meio deste processo de falar sobre sua dor, o enlutado dá vazão às emoções e palavras que nem sempre encontram acolhida na sociedade.

Ao longo do processo de terapia a pessoa enlutada vai encontrando um sentido para essa experiência e, aos poucos, integrando a perda em sua história. Por meio da terapia do luto, aquele que perdeu vai adaptando sua forma de estar no mundo, vai assumindo novas funções e ajustando seu modo de viver. Vai encontrando formas de lidar com o vazio, com a saudade, com a culpa, com o medo, com a ansiedade e tantas outras emoções que o luto desperta.

Marcar consulta com psicóloga

 

Na prática, como funciona?

O contato inicial com o psicólogo, para agendamento de horário, é geralmente feito por WhatsApp ou telefone. As sessões acontecem, idealmente, de forma semanal e tem duração média de 50 minutos a uma hora.

Nos primeiros atendimentos, além de acolher o sofrimento do enlutado, o terapeuta busca conhecer mais sobre a pessoa em luto e a sua perda. Enquanto ela conta sobre sua vida, seu luto e a relação com a pessoa que morreu, o psicólogo acolhe essa dor ao mesmo tempo em que busca identificar fatores de proteção e de risco para aquele luto. Avalia-se, por exemplo, a existência (ou não) de sintomas físicos, psíquicos e comportamentais (veja alguns a seguir) que possam estar interferindo na qualidade de vida do enlutado e sinalizando para possíveis problemas/doenças futuras.

Além disso, ao longo das sessões o terapeuta também informa sobre o luto e o que é esperado nesse processo, orienta e ajuda o enlutado a se adaptar novamente à vida, agora sem a pessoa que morreu. Essa adaptação tende a envolver mudanças internas e também externa como uma reformulação dos hábitos, da rotina, das questões financeiras, da organização da casa etc.

As necessidades de cada enlutado serão muito diversas e, ao longo do processo de terapia, poderão ser acolhidas, organizadas e trabalhadas de modo que este tenha mais qualidade de vida a partir do alívio de possíveis sintomas físicos e dos desajustes  – emocionais e comportamentais – relacionados à perda.

Sintomas do luto: quando procurar ajuda?

Sintomas do luto: quando procurar ajuda
Psicóloga Adriana Klein – Especialista em Luto

 Alguns indicativos da necessidade de uma Terapia do Luto são:

  • Persistência de dor aguda relacionada a perda mesmo após vários meses da morte. Sensação de incapacidade de seguir com a vida e falta de sentido.
  • Limitações consideráveis no funcionamento de alguma área da vida como:
    • dificuldades de dar conta das tarefas básicas do dia a dia;
    • distanciamento e evitação de contato social;
    • faltas ao trabalho ou grande dificuldade de retomar as atividades profissionais;
    • surgimento de conflitos familiares ou interpessoais.
  • Sintomas físicos persistentes e sem causa orgânica. Entre eles dores no corpo, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, emagrecimento rápido e insônia tende a ser os mais comuns.
  • Diagnóstico de doença psiquiátrica como transtornos depressivos, seja anterior ou após a perda.
  • Grande reatividade emocional como “explosões” de raiva e irritação excessiva e desproporcional e que esteja gerando dificuldades nos relacionamentos ou trazendo riscos ao enlutado.
  • Presença de crises de ansiedade e/ou ideação suicida; (Veja meu artigo sobre ansiedade)
  • Aumento do uso e/ou abuso de álcool ou outras substâncias. Normalmente associado ao desejo de alívio do sofrimento e “fuga” da dor.

Qual a duração de uma Terapia do Luto?

Infelizmente não é possível estipular um tempo preciso, ou determinar o número exato de sessões necessárias. A duração do processo dependerá do vínculo terapêutico estabelecido, das características individuais de cada paciente e da complexidade de cada situação de luto. De modo geral, o que se pode dizer é que a Terapia do Luto tende a ser mais breve, ter duração menor que outras intervenções psicológicas, uma vez que costuma ter como foco central uma única demanda: o luto. 

Quanto custa fazer Terapia do luto?

O Conselho Federal de Psicologia oferece aos profissionais da área uma tabela de honorários como um norteador dos valores a serem cobrados de acordo com cada tipo de intervenção psicológica. O indicado é que, com base nesta tabela, cada profissional psicólogo estipule o preço pelo seu atendimento. Fatores como localização demográfica, oferta e demanda do serviço e formação do profissional podem influenciar na definição do custo das sessões. Novamente não há como afirmar um valor exato do custo da Terapia do Luto, mas ficam algumas reflexões…

Pagar por um atendimento psicológico é, antes de mais nada, um investimento em sua saúde mental. Quanto custa tratar uma depressão? Quanto você pagaria para se sentir bem e ter qualidade de vida? Há algo que pague seu bem-estar? Trata-se de escolhas e prioridades.

E a terapia online, funciona?

Terapia online
Terapia do luto online

A resposta é sim. Com certeza. Diversos estudos feitos em países – como os Estados Unidos – onde essa modalidade de psicoterapia já é usada há muitos anos, têm mostrado que não há diferenças significativas nos resultados obtidos. A terapia online é tão eficiente quanto a modalidade presencial.

Assim como o atendimento presencial, a modalidade online também é totalmente embasada na ciência e respaldada pela legislação e pelo código de ética profissional do psicólogo.

No atendimento online as sessões são realizadas, preferencialmente, através de chamadas de vídeo por uma das diversas plataformas digitais hoje disponíveis como o Skype, Google Meet, WhatsApp etc. Para uma boa qualidade e aproveitamento das sessões é importante que tanto o psicólogo quanto o paciente estejam em local silencioso, livre de interrupções e sem a presença de outras pessoas. Dessa forma o sigilo e a confidencialidade serão assegurados.

OUTROS LUTOS

Para finalizar é importante salientar que, além do luto pela morte de um ente querido, há também outras formas de luto por perdas tão impactantes quanto, e nas quais a terapia do luto online também pode auxiliar. Veja alguns:

  • Há o luto vivenciado pelo rompimento de uma relação amorosa;
  • Há o luto antecipatório, gerado pela constatação de uma doença incurável ou vivenciado por familiares e pessoas em fase terminal;
  • O luto pela amputação de algum membro;
  • O luto por uma mudança de cidade;
  • O luto pela perda de um emprego…

São todos processos de luto, uma vez que ocorrem rompimentos de vínculos e perdas que exigirão do indivíduo mudanças e/ou adaptações no seu modo de viver, de pensar e sentir. Em todas estas situações, a Terapia do Luto mostra-se eficaz, à medida que ajuda a pessoa enlutada não apenas a passar pelo luto, mas a crescer por meio dele e a redescobrir o prazer e o sentido da vida, para além da dor e da saudade.

Restou alguma dúvida?  Gostaria de conhecer a Terapia do Luto e tudo o que ela pode fazer por você? Então, entre em contato. Você será muito bem-vindo para essa experiência transformadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui