serviços

Psicóloga Clínica | Especialista em Luto e Perdas | CRP: 12/20261

EU TRABALHO COM

Terapia do Luto, Aconselhamento do Luto, Psicoeducação em Luto, Tratamento da Ansiedade, Tratamento da Depressão, Situações de Crise, Dificuldades de Relacionamento, Processos de autoconhecimento

Terapia do Luto

  • Destinada às pessoas que passaram por uma perda significativa e que encontram dificuldades de se adaptar à nova realidade;
  • Indicado para situações em que o luto é crônico, retardado, excessivo ou mascarado com presença de sintomas físicos, psíquicos ou comportamentais;
  • Alguns indicativos da necessidade de uma terapia do luto são: persistência de dor aguda relacionada a perda; limitações consideráveis no funcionamento de alguma área da vida; sintomas físicos persistentes e sem causa orgânica; presença de transtornos depressivos; ideação suicida; crises de ansiedade; abuso de álcool ou outras substâncias, entre outros.
  • Na Terapia do Luto são usadas técnicas especializadas para identificar e tratar questões relativas à perda e que estão impedindo que o luto siga seu curso natural.
  • Busca-se auxiliar o enlutado a viver a perda de forma mais adaptativa e funcional.

Psicoterapia (presencial e online)

O que é?  É um tratamento psicológico que busca ajudar a pessoa a desenvolver uma maior compreensão de si mesmo, promovendo seu crescimento pessoal e a cura de determinados sintomas. Como resultado tem-se uma vida com mais qualidade e uma maior habilidade no enfrentamento de problemas.

Como funciona a terapia? Na primeira sessão é realizada uma avalição do caso. O psicólogo busca saber mais sobre a pessoa que está ali. Fala-se sobre os motivos que a levaram a buscar atendimento, sua história de vida, suas relações familiares e sociais, as expectativas que tem em relação à psicoterapia, etc. Nas sessões seguintes elabora-se um plano de tratamento e os objetivos a serem alcançados com a terapia. A partir disso desenrola-se todo o processo terapêutico.

Quantas sessões? Recomenda-se que sejam feitas sessões semanais com duração em torno de 50 minutos. Em situações mais graves ou de crise o número de sessões pode ser ampliado.

O funcionamento das sessões dependerá da abordagem do terapeuta, mas qualquer que seja sua linha teórica, o psicólogo sempre empregará métodos e técnicas científicas que ajudarão a pessoa a mudar aquilo que não mais lhe agrada em sua vida.

Todo o trabalho do psicólogo é regido por um Código de Ética que assegura o sigilo, a privacidade e respeito a tudo o que for falado nas sessões.

Quanto tempo dura o tratamento? Normalmente não é possível estipular um prazo para o término de uma psicoterapia, uma vez que este varia de acordo com as demandas do paciente e da sua resposta ao tratamento.

Importante: Grande parte do sucesso do tratamento depende da relação terapêutica que se estabelece entre paciente e psicólogo. Por isso é fundamental que o paciente escolha um terapeuta em quem confie e com quem se sinta à vontade. Somente quando as dores, medos e angústias mais profundas são reveladas é que a mudança pode acontecer.

Aconselhamento do Luto:

  • Destinado às pessoas que passaram por uma perda significativa, seja por morte ou mesmo outras perdas, como rompimentos amorosos, mudanças, perdas de emprego, diagnóstico de doença grave etc., e que estão apresentando forte estresse relacionado à situação.
  • Visa facilitar o trabalho de luto “normal” para que haja uma melhor adaptação à perda. No aconselhamento, o terapeuta acolhe o enlutado, ajudando-o a ajustar-se à nova realidade sem a presença daquele/daquilo que morreu.
  • É um processo mais diretivo, em que o psicólogo acolhe, informa, orienta e auxilia o enlutado a se organizar interna e externamente após a perda.

GOSTARIA DE AGENDAR UM ENCONTRO?